Recital comentado - Partidos da Música

Ensaio musical em ambiente interno com paredes de tijolos aparentes e arcos de pedra. À esquerda, cinco pessoas em pé cantam em coro, segurando partituras. À direita, um músico toca flauta transversal e outro toca contrabaixo acústico sentado em um banquinho. Em primeiro plano, um pianista de camisa vermelha toca um piano de cauda com partituras abertas à sua frente. O espaço tem iluminação natural e clima descontraído, com obras de arte ao fundo e mobiliário simples.

O Recital Comentado: “Partidos da Música” - resgate de uma prática musical mineira centenária será realizado pelo grupo “Companhia da Música”. O grupo é formado por professores, técnicos e alunos da UFSJ, UFOP, UFMG e do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São Joao del-Rei. Este grupo se dedica a pesquisas e projetos artísticos centrados nos ricos acervos musicais históricos da Região das Vertentes em Minas Gerais. O grupo musical e o projeto inspiram-se no conceito histórico dos "Partidos da Música" ou "Companhias da Música", que no século XIX eram agrupamentos musicais essenciais para a vida cultural e religiosa da região de São João del Rei, formados muitas vezes por famílias de músicos que encontravam no ofício da performance e do ensino da música uma forma de inserção e distinção social.

O projeto propõe oficinas de instrumentos e canto para músicos da comunidade e recitais comentados em um formato que combina a performance musical com a contextualização da história social da música na região, a trajetória dos compositores, e as práticas de performance da época. Uma característica inovadora destes recitais comentados é a utilização de reduções para piano e instrumentos solistas/voz de obras originalmente orquestrais, uma estratégia que não apenas viabiliza a performance em espaços com infraestrutura variada, mas também dialoga com práticas históricas de difusão musical. No repertório estão obras sacras e camerísticas do século XIX, com ênfase em compositores Mineiros como Padre José Maria Xavier e Presciliano José da Silva, cujas obras refletem a intensa atividade musical e o papel social dos músicos na sociedade oitocentista mineira. Além disso, obras dos compositores cariocas Francisco Manuel da Silva e Lino José Nunes retratam a intensa ligação das cidades históricas mineiras com o Rio de janeiro, capital do Império no século XIX.  Ao levar este repertório e conhecimento às cidades de João del-Rei, Ouro Preto e Belo Horizonte o projeto busca a valorização do patrimônio imaterial mineiro.

Participantes

  • Antônio Carlos Guimarães (Docente UFSJ) – Coordenador Geral e Músico (Flautista/Palestrante/pesquisador)
  • Edésio de Lara Melo (Docente UFOP/PPPGMUSI-UFSJ) – Músico (Cantor/Palestrante/pesquisador)
  • Elenis Aparecida Sabino Guimarães (Docente UFSJ) – Musicista (Cantora/Palestrante)
  • Alice Peixoto de Assunção (Docente Conservatório Estadual Música PJMX) - Musicista (Cantora/Palestrante)
  • Gabriel Cursino Madeira Casara (Músico UFSJ) – Músico (Pianista/Transcritor/Palestrante/pesquisador)
  • Fausto Borém (Docente UFMG) – Músico (Contrabaixista), pesquisador e Palestrante Convidado
  • Victor Nascimento Rosário (Discente UFSJ) – Músico (Cantor)

 

 

 

Data do evento

Categoria

Recital

Local

SALA B3 do Departamento de Música da Ufop - Campus Morro do Cruzeiro, Bauxita.

Cidade

Ouro Preto