
O projeto Companhia da Música oferece três oficinas musicais no Festival de Inverno Universitário - FIU UFOP 2025. As oficinas acontecerão na quarta-feira dia 30 de julho, às 13h30 no Departamento de Música da UFOP, no Campus Morro do Cruzeiro:
- Oficina de flauta transversal e instrumentos de sopro de madeira – a oficina abordará aspectos técnicos e interpretativos do repertório da flauta transversal em atividades coletivas e individuais com alunos que queiram apresentar repertório solo. Todos devem trazer suas flautas.
- 20 vagas;
- músicos de níveis iniciante a avançado;
- Prof. Antonio Carlos Guimarães (UFSJ)
- Oficina de canto lírico – a oficina abordará aspectos técnicos e interpretativos do repertório do canto lírico.
- 20 vagas;
- cantoras/es de níveis iniciante a avançado;
- Profª Elenis Guimarães (UFSJ) e Prof. Edésio de Lara Melo (UFOP)
- Oficina de contrabaixo acústico e outros instrumentos de cordas – a oficina abordará aspectos técnicos e interpretativos do repertório do contrabaixo acústico.
- 20 vagas;
- músicos de níveis iniciante a avançado;
- Prof. Fausto Borém (UFMG)
As inscrições devem ser feitas neste link.
A ação está sendo produzida pelo projeto Companhia da Música, que foi contemplado pela Chamada de Seleção nº 002/2025, referente à seleção de propostas de oficinas para compor a programação conjunta dos Festivais de Inverno da UFMG, da UFOP e da UFSJ.
Saiba mais sobre os professores:
Antonio Carlos Guimarães é professor associado no curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Ensina flauta transversal na graduação em música e na pós-graduação atua em linhas de pesquisa que abrangem a performance musical e ensino do instrumento. Atuou como flautista, no cargo de técnico-músico, da Orquestra UFMG de 1990 a 2006. Além disso, atuou como solista e recitalista em vários estados brasileiros e foi primeiro flautista da Dubuque Symphony, Iowa, EUA de 2001 a 2003, e bolsista da Orquestra do Festival Internacional de Aspen, EUA, 2000. Antonio foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Flautistas de 2006 a 2022, quando coordenou anualmente o Evento Científico da ABRAF. Doutor em Artes Musicais pela University of Iowa (2003). Atualmente desenvolve pesquisa de pós doutorado na UFMG sob a orientação do Dr. Fausto Borém, tendo como temática a performance e a organologia da Música Sacra Mineira do século XIX.
Elenis Guimarães é graduada em canto lírico pela escola de Música da UFMG, na classe do professor Amin Feres. Paralelamente estudou com a professora Leilah Farah em São Paulo. Foi a vencedora da 4ª Bienal de Canto de Câmera do Rio de Janeiro e do 9º Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, quando foi premiada com uma bolsa de estudos da Capes, que lhe permitiu realizar Mestrado em Ópera e especialização em Canto e Lied na Escola Superior de Música de Stuttgart. É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - na linha de Performance Musical. Foi professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e professora substituta do Departamento de Música da ECA-USP e da UNESP. Atualmente é professora associada de canto lírico do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.
Edésio de Lara Melo possui doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2001); Especialização em Lazer pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o SESI Nacional (1994) e graduação em Canto (1996) e Regência (1985), também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor de música na Schola Cantorum (1979/1989) e membro efetivo do Coral Lírico de Minas Gerais / Palácio das Artes e professor no Curso de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais/Uemg entre 1998 e 2014. No Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado foi regente da Orquestra Jovem Experimental e professor de percepção musical e canto coral. Foi primeiro regente do Coral da Copasa, do Coral Izabela Figueiredo, do tribunal de Alçada de MG. Como cantor, atuou no Coral Ars Nova, do Coral do MAI (Modern American Institute). Entre os anos de 2001 e 2010 foi regente do Coral dos Alunos do Colégio Padre Eustáquio em Belo Horizonte. É professor associado do Curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) desde 2001. Na Ufop dirige os programas de extensão Ufop Convida e Coral Ufop. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, atuando principalmente nos seguintes temas: música, performance, canto coral, educação musical e música brasileira. Atua como colaborador do Grupo de Pesquisa "Ecos do Passado, Sonoridades Presentes". É fundador e presidente da Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa/MG (Amirco) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Dr. Fausto Borém defendeu o Doctor of Musical Arts (University of Georgia, EUA, 1993), o Master of Arts (University of Iowa, EUA, 1990) e o Bacharelado em Música (Universidade Federal de Minas Gerais, 1987). Prof. Titular da Escola de Música da UFMG onde ensina Contrabaixo, Música de Câmara, Práticas de Performance, Pesquisa em Música, Análise Musical, Didática da Cordas Fricionadas. Pesquisador do CNPq desde 1994, Coordena os Grupos de Pesquisa ECAPMUS (Estudos em Controle e Aprendizagem Motora na Performance Musical) e PPPMUS ("Pérolas" e "Pepinos" da Performance Musical). Editor Fundador da Revista Per Musi (Qualis A1 na CAPEs e indexada no SciELO), idealizou e implantou o Mestrado em Música na UFMG. Organizador e Idealizador de vários eventos como o 1º SNNPPM em 2000 (Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical), o 4º Encontro Internacional de Contrabaixistas (1996), Prêmios e destaques: - 2021 ISB (International Society of Bassists) Gary Karr 80-to-90 Project (Nebraska University, EUA) - 2019 ISB (International Society of Bassists) Research Grand Prize (Indiana Univeristy, EUA) - 2013 ISB (International Society of Bassists) Research Honor Prize (Eastman School of Music, EUA). Foi 1º Contrabaixista da Orquestra do Teatro Mvnicipal de São Paulo e 1º Contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Contrabaixista de naipe da Charleston Symphony (EUA), Augusta Symphony (EUA) e Savannah Symphony (EUA). Concertos como acompanhador: tocou com Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Henry Mancini, Yoel Levi, Arnaldo Cohen na música erudita.